UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
As Portas Duplas de São Francisco são das mais belas do país e possuem uma decoração peculiar. Ambas servem para orientar o visitante, encaminhando-o à Sala de Armas da entrada da Praça-forte e ao Museu Histórico-Militar de Almeida. No caso da Porta Magistral, distingue-se a cobertura à prova de bomba, com compartimentos para tropas e oficiais.
Rua da Muralha 5, 6350-234 Almeida
Rua da Muralha 5, 6350-234 Almeida
Instalado nas Casamatas, é um espaço interativo e multimédia onde se reconstitui a história de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea, com especial destaque para as Guerras Peninsulares, e o cerco de Almeida. É constituído por 20 salas e corredores outrora usados para duas vertentes: a paz e a guerra. Em tempo de guerra serviam de abrigo e defesa militar. Em tempo de paz serviam de armazém de víveres. Regista-se também que funcionou durante alguns anos como prisão.
O CEAMA funciona como centro de interpretação através de painéis explicativos e ilustrativos, e de matérias didáticas que permitem ao visitante uma visita com particular enfoque na arquitetura militar; e como centro de valorização histórica e de apoio à pesquisa.
O Picadeiro D’ el Rey é um espaço dedicado à prática de equitação, desempenhando uma importante função turística, ao proporcionar passeios de charrete ou a cavalo pelo Centro Histórico de Almeida e respetivas muralhas, perspetivando novos sonhos e novos caminhos rumo ao Turismo Equestre.
A antiga vila de marcada feição medieval é composta por dois núcleos bem distintos: o burgo velho, de fundação original, composto por um castelo, uma igreja em ruínas e vestígios do urbanismo medieval, todos eles cingidos por uma muralha do século XII; e o burgo novo, ou Arrabalde de S. Pedro, protegido por uma muralha construída no reinado de D. Dinis, de marcadas características góticas, e fortemente afetada pelo terramoto de 1755.
É neste miradouro que é possível ver a paisagem de colinas rochosas da região, onde se escondem os Barrocos, pedras enormes associadas a lendas: o Barroco da Picota é parecido com um pássaro; o Barroco das Lages parece que desafia a gravidade em não cair e dizem que no seu interior se esconde uma moura encantada.
Este memorial é dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, que fugiam dos horrores do Nazismo durante a II Guerra Mundial. Integra seis núcleos distintos:
-Gente como Nós
- O Início do Pesadelo
- A Viagem
- Vilar Formoso
- Fronteira da Paz
- Por Terras de Portugal
- A partida.
O Solar de São João da Praça foi edificado em 1726 por uma das famílias mais importantes de Riba Côa, Coronel de Infantaria José Delgado Freire e D. Maria de Azevedo. Cada sala, com o seu espólio, recria ambientes autênticos do passado de uma casa de militares. Tem peças para todos os gostos, materiais e dimensões que suscitam curiosidade pelo seu ineditismo nas artes decorativas portuguesas.
Edifíco que popularmente chamam de Esnoga (também Casa do Relógio) remonta ao século XVI e é possível que em tempos tenha servido como uma sinagoga secreta. Porém, está totalmente desprovida de elementos tradicionalmente associados a uma sinagoga, já que no seu interior o aspeto é de uma comum casa de habitação, mas podia isto ser para dissuadir os inquisidores.
Edifício da Alfândega, Largo 25 de Abril 6355-217 Vilar Formoso
territoriosdocoa@gmail.com • +351 914 506 242
Financiado por:
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.