ROTEIROS SUGERIDOS

Cultura ao longo da rota

Ponte Romana de Longroiva

Parte integrante da antiga estrutura viária romana que ligaria São João da Pesqueira a Marialva, conserva ainda um arco com aparelho clássico.

Pelourinho do Lamegal

Pelourinho manuelino de fuste octogonal ornamentado com meias esferas e rematado por uma peça quadrangular coroada por uma pirâmide

Museu Municipal de Pinhel

Museu onde são enfatizados os patrimónios que caracterizam o território desde a época pré-histórica à atualidade. A visita começa através da reprodução das pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, depois os materiais arqueológicos do Prado Galego e a referência ao marco de Argomil são evidências que ajudam a compreender a ocupação romana deste território. A época Medieval é apresentada através de elementos interativos onde é possível conhecer factos e instrumentos que justificam a importância de Pinhel no contexto da formação do território nacional. A visita ao Museu Municipal termina na atualidade, tempo presente vivenciado por testemunhos de pinhelenses.

Dona Gracia

Candelabro de Hannukah

Candelabro que celebra uma das principais festas judaicas e é marcada “pelo clima familiar e pela grande alegria". Um candelabro de nove braços é usado, com o acender de uma vela por dia, recordando os oito dias em que a chama ardeu milagrosamente, segundo está descrito no Antigo Testamento.

Casas da Pipa - Casa de São Pedro

Casas do Torreão

Castelo e Pelourinho de Ranhados

Construção atribuída a D. Dinis, está neste momento convertido num cemitério.

Casa do Triste

Quinta das Pias - Agroturismo

Pelourinho de Castelo Bom

Pelourinho em granito do qual atualmente já só existe uma pedra, isto porque conta a população que em tempos de maior pobreza se foi destruindo o castelo e o pelourinho para poderem reconstruir as suas próprias casas.

HOTEL BELSOL

Terra D' Alva - Casa no Parque Nacional do Douro

Cadeia e Casa Árabe de Sortelha

É um imóvel simples de arquitetura popular, com um só piso e que conserva sobre a porta de acesso a seguinte inscrição: "IHVS AVE MA" - Jesus Ave Maria. A construção deve datar o século XV/XVI tendo em conta as ombreiras biseladas e a inscrição em gótico cursino.

Hotel Rural Casa da Eira

Poço da Escada

Surgiu na altura da Guerra da Reconstrução (1640-1668) para que fosse assegurado o fornecimento de água à população em caso de necessidade durante os anos de guerra.

Casa da Amendoeira

Castelo de Marialva

O Castelo de Marialva constitui uma das mais singulares ruínas de castelos portugueses. A linha das muralhas interrompida por dois postigos e duas portas (porta do Anjo da Guarda e do Monte) escode um aglomerado de ruínas: o Paçom Alcáçova, Casa da Câmara, Cadeia e Tribunal, assim como o pelourinho, a cisterna, a Torre de Menagem, duas igrejas e cinco torres.

Ruínas do Castelo / Paiol de Pólvora

O castelo medieval, situado dentro das muralhas da fortaleza de Almeida, foi destruído durante as terceiras invasões francesas, em 1810, em consequência da violenta explosão do paiol de pólvora. Subsistem apenas as ruínas dos alicerces.

Ecomuseu do Zêzere

Neste espaço pode conhecer a morfologia dos terrenos envolventes do rio, a fauna e a flora que dele dependem ao longo de todo o percurso de 240 km, desde a nascente até à foz, onde desagua no Tejo. A exposição está dividida em três partes: Infância, Juventude e a Idade Adulta - altura em que as águas se diluem no Tejo. É possível ficar a conhecer ainda as principais ameaças do rio e respetivos ecossistemas.

Castelo Cottages

Fonte Zarelha

Fonte de mergulho barroca, provavelmente construída no século XVIII. É constituída por um tanque retangular com cobertura em lajes, formando uma abóbada de berço no interior.

Igreja Matriz de São Bento

Igreja matriz barroca construída no século XVI e remodelada no século XVIII. Destacam-se os retábulos de talha dourada maneirista, barroca nacional e rococó.

Casa da Memória Judaica

No edifício de dois andares, painéis explicativos demonstram a relação desta região fronteiriça com os judeus e cripto-judeus (supostamente cristãos porque batizados, mas que professavam a fé judaica em segredo). A Casa dispõe ainda de alguns conteúdos gráficos acompanhados de textos que fazem uma evocação da presença das comunidades judaicas nesta antiga vila.

Restaurante Marisqueira O Caçador

Museu Judaico

Belmonte contém a única comunidade peninsular herdeira legítima da antiga presença histórica dos judeus sefarditas e a mais antiga de Portugal. O Museu Judaico vem enaltecer isso mesmo e pretende ser um singular espaço pedagógico-didático sobre o Judaísmo, a cultura do povo judeu, a sua integração na sociedade portuguesa, contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios, e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa. Fundado em 2005, o museu está recheado de peças que vão desde a Idade Média até ao século XX. Peças genuínas que foram utilizadas por judeus, cristãos-novos e seus descendentes nos atos religiosos, na vida quotidiana e na atividade profissional.

Igreja Matriz de São Pedro

Igreja maneirista e barroca reedificada no século XVI com retábulos mor e colaterais em talha dourada de estilo nacional. Em 1694 foi edificada uma torre sineira, afastada do conjunto.

Ponte da União

Ponte que atravessa o Rio Côa e permite vislumbrar as escarpas, curvas e entre curvas, do vale do Côa.

Museu Municipal de Sabugal

Integrado num edifício datado de 1883, inaugurado em 2003 o Museu de Sabugal pretende proteger e salvaguardar o património histórico e cultural do território, apresentar, valorizar e promover diferentes formas de expressão artística e de conhecimentos dando primordial importância àqueles que se relacionam com Sabugal. A exposição permanente permite contar a história da ocupação humana das terras de Riba Côa, onde está patente parte significativa do património arqueológico, proveniente de doações e depósitos particulares, empréstimos de outros museus e das prospeções e escavações realizadas nos últimos anos no concelho.

O Ferrinho

Degusta-me Petiscos

Baloiço da Alma

Um lugar ideal para saborear as belas paisagens de Almeida.

Quinta da Ponte da Barca

Back to School

Castro dos Mouros - Cidadelhe

Dizem os residentes que os homens não devem estar no Castelo depois do anoitecer, sob a pena de sucumbirem aos prazeres sensuais das mouras e desaparecerem para sempre. Pelo caminho até ao castelo fica a Forca dos Lusitanos, o Poio do Gato, o desfiladeiro das margens do rio Côa, e com muita sorte pode encontrar algumas gravuras rupestres a céu aberto. No topo da caminhada encontra um castro, da idade do Bronze (século XIII a X a.C.), outrora muralhado, que constituí o ponto central do local que mais parece um museu ao ar livre pela grande riqueza arqueológica, paisagística e natural.

Talmeyda – Mesa de Paladares Beirão

Centro Histórico de Castelo Novo

No centro histórico de Castelo Novo podemos encontrar o Castelo de Castelo Novo, os Paços do Concelho, o Pelourinho e o Posto de Turismo.

Casa Santa Isabel

Nobre Vinhos & Tal

Restaurante Trutalcôa

Parque da Trincheira (Bombarda Quinhentista)

Parque com uma área considerável, ajardinada, com vista panorâmica sobre o Vale de Côa e a cidade de Pinhel.

Casa da Carriça

Restaurante Zé Nabeiro

Igreja Paroquial de Sortelha/ Nossa Senhora das Neves

Edifício primitivo, talvez construído no século XIV, funcionava na altura como uma torre de vigia, porém remodelada em 1573 apresentando agora uma nave única e uma capela-mor, que apesar da origem medieval denotam grande influência renascentista.

Quinta do Quinto

Castelo de Castelo Rodrigo

É o monumento de arquitetura militar mais importante do concelho. Não se sabe ao certo a data da sua edificação, mas aponta-se que não será anterior ao foral de 1209 de Afonso IX de Leão. A fortificação vai sofrendo alterações ao longo dos anos e é após as reformas de D. Dinis que o castelo ficou envolvido por uma barbacã, obrigando a que o acesso ao interior da fortaleza se fizesse num itinerário de envolvimento. D. Manuel I voltou a ordenar a recuperação das muralhas depois de alguns anos e só em 1922 este monumento foi reconhecido como Monumento Nacional. Sofreu um último restauro em 1940.

Altitude Alojamento e Restauração

Cró Hotel Rural

Casa dos Poços

Hotel Pombeira

Belmonte Sinai Hotel

Quinta do Prado Verde

Ermida Senhora das Fontes (Santa Eufémia)

Envolta numa zona de natureza, a Ermida Senhora das Fontes foi construída no século XVIII é um local de romaria no primeiro fim-de-semana de Setembro. A capela principal, entre outras coisas, tem uma pintura de grande relevo artístico.

Quinta da Azenha

Casamatas - Antigas Prisões Subterrâneas - Museu Histórico Militar de Almeida

Instalado nas Casamatas, é um espaço interativo e multimédia onde se reconstitui a história de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea, com especial destaque para as Guerras Peninsulares, e o cerco de Almeida. É constituído por 20 salas e corredores outrora usados para duas vertentes: a paz e a guerra. Em tempo de guerra serviam de abrigo e defesa militar. Em tempo de paz serviam de armazém de víveres. Regista-se também que funcionou durante alguns anos como prisão.

Estação Arqueológica de Sabugal

A Estação Arqueológica de Sabugal corresponde às ruínas do Sabugal Velho e os seus vestígios cobrem a totalidade do topo de um pequeno relevo, indicando que Sabugal Velho é um dos sítios arqueológicos fundamentais para o estudo e para a compreensão da proto-história da Beira Interior e da presença leonesa em terras de Riba-Côa. O povoado foi reabilitado para ser visitado pela população e os materiais provenientes das campanhas arqueológicas encontram-se expostos no atual Museu Municipal do Sabugal, e constituem um dos seus maiores atrativos de visita.

Miradouro de Castelo Bom

É neste miradouro que é possível ver a paisagem de colinas rochosas da região, onde se escondem os Barrocos, pedras enormes associadas a lendas: o Barroco da Picota é parecido com um pássaro; o Barroco das Lages parece que desafia a gravidade em não cair e dizem que no seu interior se esconde uma moura encantada.

Don Garfo

Cebola Brava

Ponte do Côa e Memorial

Ponte construída no século XVII, por David Álvares, com 3 arcos perfeitos que fazem a ligação entre as duas margens do Rio Côa.

Casa Retiro de Xisto II

Pelourinho de Longroiva

É um exemplar de granito com elementos manuelinos, construído no século XVI e reedificado no século XX.

Suite dos Bogalhais

Casa da Sé

Parque Arqueológico do Vale do Côa - Núcleo de Vale Afonsinho

É constituído por um abrigo sob rocha que se formou pela deslocação e derrocada de grandes blocos graníticos. Aqui foi identificada uma gravura de um animal (auroque) por picotagem e abrasão.

Capela de Nossa Senhora do Mileu

Afastada do centro urbano, a Capela do Mileu é um dos monumentos mais antigos da Guarda. Possivelmente com raízes visigóticas, revela-se hoje num exemplar do período de transição do românico para o gótico. Afirma-se como um ponto importante nos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela.

Castelo de Sabugal

Também referido como Castelo das Cinco Quinas, devido à invulgar forma da sua torre de menagem pentagonal, acredita-se que foi mandado construir por D. Dinis ao mesmo tempo que este lhe conferiu a carta de foral em finais do século XIII. Serviu a sua função militar uma vez por outra, mas também de presídio, tendo sido abandonado e as suas muralhas desmanteladas para a construção de várias casas na vila e a praça de armas do castelo começou a servir de cemitério, tudo isto no século XIX, e só na década de 40 do século XX se conseguiu travar essas degradação.

Casa “Quinta do Souto da Ordem”

O Mercado

Quinta do Souto da Ordem - House

Deep Taste Restaurante

Alojamento Nossa Senhora da Esperança

Museu Municipal da Guarda

O Museu da Guarda abriu ao público em 1985 e apresenta um acervo constituído por coleções de arqueologia, numismática, escultura sacra dos séculos XIII a XVIII, pintura sacra dos séculos XVI a XVIII e armaria dos séculos XVII a XX. E, ainda cerâmica, fotografia, etnografia regional, pintura e desenho de finais do século XIX e 1ª metade do século XX.

De localização privilegiada, em pleno coração da cidade da Guarda, trata–se pois de um edifício emblemático, com forte identidade simbólica na ordenação da envolvente urbana, assumindo preponderância numa vasta área comercial, cultual e de lazer.

Casa das Memórias

O museu reúne várias peças que foram oferecidas ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas quando era primeiro-ministro. António Guterres decidiu doar as peças à terra onde viveu em criança. O Museu Casa das Memórias está localizado em frente da casa dos avós onde na infância passou muitos dias de férias.

O Lagarto

O Largarto

Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes

Este memorial é dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, que fugiam dos horrores do Nazismo durante a II Guerra Mundial. Integra seis núcleos distintos:

-Gente como Nós

- O Início do Pesadelo

- A Viagem

- Vilar Formoso

- Fronteira da Paz

- Por Terras de Portugal

- A partida.

Turpino House

Quinta Ponte da Capinha

Restataurante Cró - Côa Sabores

Porta e Torre dos Ferreiros

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade, deverá datar de finais do século XVIII e inícios do século XIV. No interior existem três portas, uma das quais em guilhotina (uma das poucas existentes em Portugal) que garantiam a segurança da povoação pois tornavam a torre inexpugnável.

Solar dos Metelos

Edifício residencial, constituído por dois pisos e capela, sagrada em 1770. Este núcleo medieval articulou-se mais tarde como solar, onde são visíveis as marcas da evolução arquitetura doméstica solarenga. O interior conserva grandes salões com paredes revestidas a papel, alguns tetos em madeira e um átrio com azulejos oitocentistas.

Cantinho de Caria

Igreja de Cidadelhe

Datada do século XVIII e de estilo barroco esta igreja é composta por uma nave, capela-mor e sacristia. No interior, destacam-se os forros da nave, pintados com bustos de santos e da capela-mor e ainda o retábulo-mor em talha dourada do estilo nacional.

Casa de Castelo Novo

Casa da Roda - Turismo de Habitação

Natura Glamping

Casa de Janeiro

Casa da Tia Alice

Casa do Leão

Castelo de Alfaiates

Chamava-se Castillo de La Luna, porque parecia estar perto da lua e deve ter sido erguido no século XII ou já no século XIII. O castelo desempenhou um valioso papel na defesa do território nacional, aquando das Invasões Francesas e é um excelente exemplar de arquitetura militar românica-gótica de planta quadrada, com a cidadela bem guardada por uma dupla cintura de muralhas.

Casa do Guarda

A Casa do Guarda é um ponto de paragem obrigatório para quem se aventura na Serra da Gardunha e um excelente miradouro sobre a Cova da Beira, Alcongosta e os cerejais. O Parque de Merendas oferece sombra e proporciona momentos relaxantes de contacto com a Natureza.

Centro Histórico de Almeida

Com a forma de um polígono, a área abrangida pela vila limita-se ao núcleo urbano e à zona envolvente das muralhas, onde existem baluartes, revelins, portas, casamatas e fossos. Este enorme complexo militar foi construído nos séculos XVII e XVIII.

Restaurante Sete&Meio

Cold City House

Casa do Alfaiate

Lagarto Pintado Casa N`Aldeia

Pousada Convento de Belmonte

Guest House Alecrim e Rosmaninho

Quinta do Seixo

Casas do Corro e da Cidadela

Colmeal Countryside Hotel

Casa da Fonte

Casas do Côro - Casa Refúgio das Fragas

Miradouro de Bogalhal Velho

Ruínas de uma aldeia deserta que constituem não só um achado arqueológico como paisagístico pelas vistas sobre as escarpas e colinas do vale do Côa.

Palheiro do Castelo I - Logradouro

Centro Interpretativo da Torre de Almofala

Uma torre de fundação romana, originalmente utilizada como templo, a Torre de Almofala é provavelmente um vestígio românico do século X. Foi criado um centro interpretativo que aposta nas novas tecnologias para divulgar a história e onde são expostas as descobertas das escavações arqueológicas.

Senses Galmping

Portas exteriores de São Francisco

As Portas Duplas de São Francisco são das mais belas do país e possuem uma decoração peculiar. Ambas servem para orientar o visitante, encaminhando-o à Sala de Armas da entrada da Praça-forte e ao Museu Histórico-Militar de Almeida. No caso da Porta Magistral, distingue-se a cobertura à prova de bomba, com compartimentos para tropas e oficiais.

Miradouro do Cristo Rei da Marofa

O Miradouro do Cristo Rei ou Miradouro da Serra da Marofa é um miradouro com vistas de tirar a respiração onde o olhar parece alcançar o infinito. No cume do miradouro há uma imponente imagem (6 metros) do Cristo Rei da Marofa, e a singela Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Altitude Alojamento e Restauração

Chalé Suisse

Serra da Marofa

Um miradouro natural de cortar a respiração.

Casa da Bela Vista

Solar São João - Casa Memória

O Solar de São João da Praça foi edificado em 1726 por uma das famílias mais importantes de Riba Côa, Coronel de Infantaria José Delgado Freire e D. Maria de Azevedo. Cada sala, com o seu espólio, recria ambientes autênticos do passado de uma casa de militares. Tem peças para todos os gostos, materiais e dimensões que suscitam curiosidade pelo seu ineditismo nas artes decorativas portuguesas.

Torre de Centum Cellas

É um curioso e singular monumento lítico construído por volta do ano I d.C. Esta torre tem 12 metros de altura e três andares parciais, cuja função ainda não é bem clara. Algumas das hipóteses avançadas é que pode ter sido um templo, um prisão, um patretorium (tenda do general ou zona central de acampamento romano), uma mansio (hospedaria) ou mesmo uma vila romana.

Lagarto Pintado Casa n'Aldeia

Coreto

Este coreto encontra-se no jardim da vila.

Capela de São Sebastião

Tem no seu interior um São Sebastião patusco, referido por Saramago. No exterior, protegido pelo alpendre da capela, encontra-se uma pintura maneirista provincial representando o calvário.

Casa da Cisterna

Lagariça

É um lagar de vinho datado do século VII e VIII d.C., sendo o testemunho das primeiras culturas e práticas vitivinícolas da região. É composta por duas pias, a maior servindo para fazer a pisa da uva, e a menor, que era usada para recolher o mosto.

Castelo de Longroiva

Antiga fortificação dos templários que segundo estudos deverá ter sido uma das primeiras a ser edificadas em Portugal. Porém, no século XIX, face ao seu abandono o castelo passou a servir como fornecimento de pedra para construção e o interior foi transformado num cemitério.

Casa de Xisto Santo António

Taverna da Matilde

Palácio do Picadeiro

A sua construção começou no século XVIII porém ficou inicialmente por terminar. Atualmente é um espaço museológico de divulgação cultural, tem expostos os tradicionais embutidos, muito característicos da marcenaria de Alpedrinha. É um espaço onde o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o concelho do Fundão. Além disso, do seu terraço é possível ver toda a região de forma panorâmica.

Praça Sacadura Cabral

Praça emblemática da cidade ladeada pela Câmara Municipal de Pinhel, o pelourinho de gaiola e a Casa de los Condes de Pinhel.

Castelo de Belmonte

Estima-se que a sua edificação tenha sido a mando de D. Sancho I no século XII. Porém, sofreu imensas alterações, sendo as mais notáveis a construção de janelas panorâmicas, uma delas de estilo manuelino, e de baluartes nos anos em que teve uma função militar. Com tantas alterações, a construção do Castelo de Belmonte integra uma invulgar miscelânea de estilos arquitetónicos - traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. Atualmente, o edifício tem funções turísticas e culturais, foi construído um anfiteatro ao ar livre e a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do Concelho e do Castelo.

Dolmen de Sacaparte

Nas proximidades do convento de Sacaparte, o dólmen de Sacaparte é o único testemunho megalítico preservado no concelho do Sabugal, apesar de bastante destruído.

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia, construída por volta do século XVIII, é a obra barroca mais importante da cidade, o que influenciou a construção de vários templos barrocos na diocese. O portal está enquadrado por duas torres sineiras e suporta uma imagem da Senhora da Misericórdia.

Estátua de Zeca Afonso

O cantor e compositor português viveu alguns anos em Belmonte tem, no Largo Afonso Costa, uma estátua em sua homenagem pela influência que Belmonte teve na figura na música popular portuguesa que acabou por se tornar.

Igreja Matriz de Belmonte

Construção recente dos anos 40, alberga a imagem quatrocentista de Nossa Senhora da Esperança, que segundo a tradição acompanhou Pedro Álvares Cabral na viagem da descoberta do Brasil.

Nobre Vinhos e Tal

Torre do Relógio de Almeida

A torre destaca-se na paisagem urbana, devido à sua volumetria vertical, e o estilo arquitetónico conjuga a sobriedade do Neoclassicismo com o exotismo do Barroco.

Museu do Azeite

O Museu do Azeite, inaugurado em 2005, tem como objetivo dar a conhecer as técnicas de produção de azeite, a origem e a importância da cultura da oliveira assim como a relevância económica que o “ouro líquido” tem na região.

Hotel Lusitânia Congress & Spa

Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo

Datada do século XVIII, apresenta algumas características românicas e uma fachada barroca. Tem um coro único em Portugal que assenta num arco abatido constituído por 26 pedras em forma de S, à exceção da central que se assemelha a um coração. O altar-mor é embelezado por talha barroca e dá particular destaque à imagem de São Vicente do século XVI.

Portal D`Arte

Casa do Vale da Mula

Cantinho D'Aldeia

The Bakery Guesthouse

D'sigual Coffee Drinks

Museu José Manuel Soares

Acolhe uma parte significativa da obra de José Manuel Soares, pintor nascido em 1932 em Odmira. Nas primeiras salas está exposta a vida e obra do artista, com informações sobre o seu percurso de vida, exposições e alguns prémios. Está dividido em três partes:

-Ilustração: reflete o gosto pelo desenho que constituiu a base do seu percurso artístico;

-História de Portugal, onde são apresentados acontecimentos e personagens do que foi a formação da nacionalidade, da consolidação da independência e das descobertas marítimas;

-Paisagens e Monumentos, que retratam o “país rural” dos anos 60 e 70 do século XX e os monumentos, desenhados e pintados em diferentes técnicas artísticas, dão-nos a perceção da monumentalidade que caracteriza o território de Portugal e da importância que estes patrimónios ainda têm na atualidade.

Solar da Beira

Casa Grande da Prova

A notável Casa Grande ganhou o aspeto que tem hoje na segunda metade do século XVIII, quando o então proprietário, José Manuel Amaral, a mandou reedificar e ampliar, transformando a antiga casa senhorial numa casa fidalga, dando-lhe o rosto barroco. Na fachada principal destaca-se um brasão de armas e na fachada sul uma capela com pinturas a fresco oitocentista, representando a Anunciação e a Adoração dos Reis Magos nas paredes. O seu altar de talha dourada de tipo joanino e o teto feito em caixotões foi vendido, desconhecendo-se o seu destino. Foi vendida em 2007 e segundo o atual proprietário está a ser restaurada de acordo com o estilo original.

Casa do Ti Messias

Castelo de Castelo Novo

Encontra-se ligado ainda à presença da Ordem dos Templários, estando neste momento parcialmente em ruínas. Erguido sobre um afloramento rochoso na vertente leste da chamada Serra da Gardunha, o Castelo de Castelo Novo é um exemplar da arquitetura militar no estilo gótico e manuelino, apresenta uma torre sineira e de menagem, e duas portas, uma delas do tipo cubelo sobre a qual se mantêm os mata-cães.

Antigo Bairro Judaico

Localizado dentro das muralhas da cidade, o antigo bairro judeu é considerado um dos mais antigos do país e ainda hoje é possível ver marcas do judaísmo nas casas e calçada, assim como marcas feitas depois da cristianização - cruzes nas ombreiras portas, para dissuadir os inquisidores.

Quinta do Nobre

Largo 25 de Abril

O Largo 25 de Abril é exterior às muralhas, junto às portas exteriores de São Francisco e é um dos acessos mais bonitos ao centro histórico de Almeida.

Aldeia Medieval de Castelo Bom

Em Castelo Bom importa destacar o papel de defesa que a muralha teve durante a idade média, permitindo que até aos dias de hoje subsistam uma porta em arco e uma pequena torre. Existem ainda duas casas quinhentistas junto à fortificação.

Casa do Castelo

Capela Nossa Senhora de Lurdes

No exterior da muralha, junto à Porta do Anjo da Guarda, esta capela foi edificada provavelmente no séc. XVII e recebeu, um século depois elementos decorativos de talha dourada e policromada.

Welllington Restaurant

Casa Típica da Vila

Casa da Vinha

Capela da Nossa Senhora dos Milagres - Barreira

Igreja matriz constituída por uma planta longitudinal com uma nave, uma capela-mor e uma sacristia e campanário adossados. Apresenta características de arquitetura maneirista e barroca, tendo sido construída no século XVII.

Casa da Pedra Rolada

Casas do Côro - Casa Suite do Drama

Centro Histórico de Sortelha

Muralhado em toda a volta, o Centro Histórico de Sortelha apresenta quatro portas que permitem fazer a ligação com o exterior: Porta da Vila ou Porta do Concelho, Porta Nova, Porta Falsa e a pequena Porta da Traição situada no castelo. Aqui somos levados numa viagem com mais de 800 anos para a era medieval devido ao estado quase intocado do seu traçado medieval, do castelo e das muralhas.

Portas da Vila de Castelo Mendo

A Porta da Vila é o acesso principal ao burgo, que contrasta com as restantes portas da aldeia por ser ladeada por dois torrões que lhe conferem monumentalidade.

Marisqueira Sardinha

Quinta Calcaterra

Casa da Trincheira, Turismo de Habitação

Centro Histórico de Pinhel

Rico em solares e igrejas, as muralhas são o que chamam mais à atenção por ainda subsistirem na sua quase totalidade, tal como cinco portas medievais que permitem que cheguemos ao castelo com as suas duas torres quadrangulares.

Restaurante Belmonte Sinai Hotel

Exposição de Mosaicos

A caminho de Sortelha, passa-se por um Miradouro intitulado de " Exposição de Mosaicos", aqui estão expostas construções de mosaicos a céu aberto. Aconselha-se a visita ao pôr-do-sol pela forma como os raios incidem nos azulejos.

Largo Eduardo Lourenço

Memorial alusivo ao ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco, Eduardo Lourenço.

Casas de Alpedrinha

Convento de Sacaparte

Construído no século XVIII, foi ocupado por monges dedicados ao apoio de doentes e peregrinos e, mais tarde, seminário e estabelecimento de ensino médico. Como tantos outros estabelecimentos, foi abandonado em 1834 e apenas permanecem de pé as paredes dos dois pisos.

Casa da Roda dos Expostos - Núcleo Museológico

Casa que data o século XIX e que desempenhou um papel social fundamental no acolhimento de crianças abandonadas. A "roda" era um mecanismo giratório onde as famílias deixavam as crianças, assegurando o anonimato da criança e de quem a entregava.

Restaurante Domingos Ambrósio

Casa do Curral

Museu Vivo de Vilar Maior

Entre Portas

Capela do Calvário / Capela S. António

As Capelas de Santo António e do Calvário são um conjunto formado por dois pequenos edifícios, localizados próximo do castelo e da Igreja de Santiago. Do seu espólio fazem parte duas imagens em madeira, uma do Espírito Santo e outra de Santo António.

Casa da Torre

A Casa da Torre foi construída no início do século XIV e na altura servia de residência aos bispos da Guarda. Eleva-se com grande esplendor na paisagem urbana da vila, demonstrando assim o grande poderio das instituições políticas e religiosas desde o tempo dos romanos até hoje. Hoje é um Centro de Estudos Arqueológicos. Nos três pisos encontramos peças arqueológicas recolhidas de vários lugares do concelho de Belmonte: no piso térreo estão em exposição achados dos períodos medieval e romano, com muitas moedas, objetos decorativos, aras, utensílios pessoais, decorativos, de caça e de guerra; no primeiro piso a exposição vai do século XV a XIX; no último piso existe uma oficina de restauro.

Igreja Santa Maria do Castelo

As ruínas desta antiga igreja impressionam pela sua beleza e enquadramento paisagístico num ponto elevado.

Chafariz D. João V

É um chafariz barroco e edificado em granito. Segundo reza a lenda, a bica da esquerda era para as bruxas, a do meio para as solteiras e a da direita para as casadas.

Igreja Matriz do Fundão

Reconstruída em 1717 sobre um antigo templo romano, ostenta uma fachada de grande escala, duas torres sineiras e um interior barroco. Possui um pórtico com elaborado trabalho de cantaria e um altar-mor em talha barroca.

Igreja Matriz de Escalhão

Dedicada a N. Senhora dos Anjos, esta igreja quinhentista de tipo fortaleza apresenta um portal clássico com elementos decorativos simples possui uma capela-mor, abobada artesoada e talha dourada barroca.

Casa dos Castelos

Quinta do Barrigoso

Quinta do Borges

Artisan Burger

Lagaretas Rupestres

De origem romana e/ou baixa idade média, estas lagaretas de forma retangular escavadas na rocha eram usadas principalmente para pisar uvas. Orientados a nascente, como manda a tradição, situam-se mesmo junto à estrada municipal 535, sendo bem identificáveis mesmo sem entrar no terreno privado.

Hotel Lusitânia Parque

Casa da Aveleira

A Mexicana

Nº7 Sacadura Cabral

Igreja de S. Vicente

Trata-se de um templo barroco, do século XVIII, com algumas características singulares da igreja militante saída do Concílio de Trento. O seu interior possui um notável conjunto de historiados painéis de azulejos que narram episódios da vida de Cristo e da Virgem.

Magnifikstyle

Estância Termal de Fonte Santa

É um ótimo destino para fugir ao stress do dia-a-dia, recarregando energias através do bem-estar que um programa termal pode oferecer.

Casa do Campanario 2

Casa da Cereja

A Casa da Cereja nasce da reconversão da antiga Escola Primária de Alcongosta e, orgulha-se de ser um espaço museológico, inclusivo e aberto a todos para aprender e descobrir mais sobre o “ouro vermelho” da Serra da Gardunha.

Casa do Paço

A casa do Paço trata-se de um notável paço quinhentista de estilo manuelino, com influências de gótico. De salientar o portal, a ampla escadaria e a bela janela de canto no ângulo Nordeste.

Solar de Alarcão

Torre de Menagem

Esta torre é a memória física mais relevante da passagem de reis na cidade, assim como na defesa do reino contra Castela. O interior tem três pisos com pavimento em madeira cada um com uma experiência diferente. No piso térreo há um auditório onde é projetado um filme que promove uma visita virtual à cidade. No piso do Livro Mágico (2ºpiso) os visitantes podem folhear a História da Guarda de forma interativa, através da Carta de Foral e da "História da Guarda Oitocentos Anos de Cidade" em banda desenhada. No piso superior podem ter uma perspetiva 360º de paisagens fantásticas.

Ponte Romana do Lamegal

Ponte romana de um só tabuleiro e com um arco de volta perfeita, sob o qual passa a Ribeira de Pega ou do Lamegal.

Estação de Comboios de Vilar Formoso

Esta estação de comboios distingue-se pelas suas características arquitetónicas icónicas que refletem o passado local.

Capela do Leão

Capela tardo-gótica composta por planta longitudinal, nave retangular e altar quadrado. O pórtico da capela é atribuído a Nicolau Chanterenne e ostenta dois medalhões representando São Pedro e São Paulo. No interior destacam-se os nove quadros do retábulo de três fieiras e o revestimento em azulejos quinhentistas brancos e verdes.

Pelourinho de Marialva

Monumento de construção quinhentista, mais precisamente dos anos imediatos ao foral manuelino.

Casa Etnográfica de Caria

Contando com mais de 200 peças doadas por residentes, a exposição permanente "Artes e Ofícios" pretende dar a conhecer a história de antigas profissões, a riqueza da sua existência e produção, os seus afazeres e o seu valor social e antropológico. Conta com objetos do dia-a-dia dos antepassados com o objetivo de difundir e preservar memórias do modo de vida da região, mostrando também a sua evolução.

Igreja Matriz de Almeida

Data do século XVI e constituiu o convento das Freiras Terceiras Regulares de São Francisco, dedicado a Nossa Senhora do Loreto, tendo também desempenhado funções de quartel e hospital militar, até assumir o papel de Igreja Matriz em 1810.

Residencial Filipe

Quinta da Pelada

Miradouro do Alto da Sapinha

O miradouro do Alto da Sapinha alia as águas do Douro, as escarpas e fragas do rio Águeda até à foz e o majestoso voo dos grifos numa só paisagem. A visão é enriquecida ainda pelos socalcos, olivais, amendoais e pomares do lado português e pela Meseta Ibérica, por terras de Salamanca e Zamora, do lado Espanhol.

Museu Arqueológico José Monteiro do Fundão

O Museu Arqueológico José Monteiro, instalado no belíssimo Solar dos Taborda Tavares d’Elvas que remonta ao séc. XVIII. É um museu dedicado à Pré-História, à Proto-História e ao período Romano, com uma biblioteca especializada em Arqueologia e História.

Quinta do Moinho -Turismo de Natureza

Casa do Pai

Estância Termal de Longroiva

É uma tranquila e aprazível estância termal de reconhecidas qualidades terapêuticas, proporcionando saúde e bem-estar. Este complexo termal está equipado com unidades de tratamento termal, piscina, sauna, jacuzzi, banheiras de hidromassagem e equipamentos para tratar doenças de otorrinolaringologia.

Hotel Vanguarda

Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora - Casa da Cultura

Espaço versátil com uma sala de exposições, auditório e sala de reuniões e ainda a Biblioteca Municipal, reprografia e espaço-internet. Aqui decorrem eventos ocasionais, tais como exposições, teatros, cinema.

Restaurante Primus

Casas Alpendradas

Conjunto de casas pelas ruas de Castelo Bom, todas com uma característica em comum, o alpendre em granito com as colunas cilíndricas.

Taberna do Juíz

Casa da Fidalga

Centro Histórico de Belmonte

Conjunto urbano organizado a partir de 3 polos correspondentes às fases de construção da vila: século IX ao século Xll, século XII ao século XIX e do século XV ao século XVIII. O Castelo de Belmonte, a Igreja de São Tiago e Capela dos Cabrais e o pelourinho são monumentos centrais do Centro Histórico de Belmonte.

Restaurante O Telhas

Sé Catedral da Guarda

A Catedral da Guarda, mandada erigir durante o reinado de D. João I, só concluída 150 anos depois, cria a simbiose perfeita entre o gótico e o manuelino. O interior tem um magnífico retábulo-mor em pedra de Ançã, executado pela oficina coimbrã de João de Ruão, e constitui a obra maior da escultura erudita do período mais tardio do Renascimento.

Belo Horizonte

Casa da Calçada

Torre do Relógio de Mêda

Posto de vigia é oriundo da Idade Média e no século XIX aproveitado para ser uma torre de relógio.

Esnoga de Malhada Sorda

Edifíco que popularmente chamam de Esnoga (também Casa do Relógio) remonta ao século XVI e é possível que em tempos tenha servido como uma sinagoga secreta. Porém, está totalmente desprovida de elementos tradicionalmente associados a uma sinagoga, já que no seu interior o aspeto é de uma comum casa de habitação, mas podia isto ser para dissuadir os inquisidores.

Casa Forte de Cidadelhe

Edifício que se destaca na ruralidade da aldeia, pois acolhe um pálio: uma peça única de veludo carmesim típico de Veneza, bordado a ouro, prata e seda, datado de 1707. Alberga também livros missais, cálices e outras peças antigas ligadas às homilias religiosas.

Casas do Côro - Casa Nossa Senhora de Lurdes

Restaurante O Caçador

Restaurante El Dorado

Hotel Samasa Fundão

Restaurante O Brasão

Casas do Côro - Casa da Torre do Relógio

Quinta da Cheinha - Restaurante " O Petisco"

Galeria de Arte Manuela Justino

Nascida em Castelo Novo, Manuela Justino foi considerada uma das artistas mais originais da 2ª metade do séc. XX, tendo conseguido transmitir a ligação entre escalas e territórios artísticos diferenciados, enquanto pintora e escultora. A Galeria de Arte Manuela Justino constitui-se assim como a sua memoria artística, assumindo-se como um novo elemento de valorização do percurso histórico-cultural da Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Portas de Belmonte

Welcome Center

O Welcome Center em Belmonte pretende ser um espaço de excelência no acolhimento de todos aqueles que nos visitam. Este posto de turismo tem um conceito de decoração contemporâneo, com recurso a mobiliário minimalista, de forma a poder ser um espaço com várias valências para além do acolhimento de turistas, como são exemplo mostras gastronómicas, lançamento de produtos e a apresentação de obras literárias, entre outras. O espaço está ainda dotado de uma sala de exposições.

Pelourinho de Pinhel

Situado no centro da Praça Sacadura Cabral, é um belo monumento de granito, é símbolo da autonomia judicial do concelho.

Convento de São Francisco da Guarda

Reza a lenda que na origem deste convento terá estado a passagem de São Francisco de Assis pela Guarda, em 1214. Em termos arquitetónicos, apresenta uma planta regular que inclui de um dos lados uma igreja e no meio um claustro, na fachada exterior é possível verificar alguns vestígios da arquitetura medieval com a presença pontual de gárgulas de canhão.

Pelourinho da Guarda

Pelourinho com uma plataforma de três degraus quadrangulares, um fuste octogonal encimado por um capitel, com ornamentação relevada que suporta uma cruz.

Bola de Prata

Aldeia do Lamegal

Lamegal foi o centro administrativo e económico de uma comunidade de pastores, agricultores e tecelões, que se encontrava dispersa em pequenos povoados e casais. Desta época recuada ficaram costumes, lendas e tradições populares.

Igreja da Misericórdia de Alfaiates

Igreja de uma só nave, com características românicas e góticas de construção do século XIII ou XIV. No interior existe uma pia batismal decorada e, na parede oriental, o resto de um fresco representando Cristo Crucificado.

Fiado Restaurante

Restaurante Colmeia

Igreja de São Miguel

Igreja do século XVII que apresenta características do Maneirismo, enriquecida pela talha trabalhada no estilo barroco e pela existência de frescos em painéis no teto.

Centro Interpretativo Ephraim Bueno

A história da presença judaica no concelho está agora inventariada e documentada neste centro interpretativo, apelidado em honra de Ephraim Bueno, um judeu nascido e Castelo Rodrigo, que foi médico, físico e escritor com grande relevância na corte dos Países Baixos.

Cortelha da Burra

Restaurante o Lagarto

Hotel Rural Longroiva

Paços do Concelho de Castelo Novo

Este edifício situado na praça dos Paços do Concelho e trata-se de um dos mais genuínos edifícios da arquitetura civil da sua época em Portugal. A frontaria mostra ainda o chafariz joanino de tipo barroco com as armas de D. João V, construído no séc. XVIII.

Oliveira House

Sítio da Aldeia (Azêvo)

Lugar fantasmagórico e desabitado repleto de ruínas vernaculares e de habitações circulares, provavelmente antigos castros. Existe apenas uma estranha casa circular reerguida por um emigrante, que corresponde ao único testemunho de alguém ali viver.

Casa do Cipreste

Restaurante As Tilias

Casa da Azenha – Fragas do Lobo

Cherry Natura Loft

Praça Luís de Camões

É um dos espaços mais emblemáticos da cidade delimitado por um magnífico enquadramento de edifícios de diversas épocas e estilos: a Sé gótica da Guarda, o Edifício dos Balcões, o antigo Paços do Conselho, o Solar dos Póvoas e o Solar de Alarcão.

Palheiro do Castelo III - Pátio

Pedra Nova – Turismo D´Aldeia

Aldeia de Cidadelhe

Cidadelhe, o “calcanhar do mundo” pertence à área do Parque Arqueológico do Vale do Côa devido às figuras rupestres gravadas em granito datadas da Pré-História. Aqui foi filmado o filme "Fátima" por, segundo o realizador, as ruas estarem como há 200 anos e a posição de cima de um monte possuírem permitir boa luz.

Picadeiro d'El Rey

O Picadeiro D’ el Rey é um espaço dedicado à prática de equitação, desempenhando uma importante função turística, ao proporcionar passeios de charrete ou a cavalo pelo Centro Histórico de Almeida e respetivas muralhas, perspetivando novos sonhos e novos caminhos rumo ao Turismo Equestre.

Mosteiro e Igreja de Santa Maria de Aguiar

Mosteiro cisterciense, constitui um belo exemplar da arquitetura gótica primitiva, com elementos simplísticos que bem caracterizam a sobriedade dos edifícios ocupados pela Ordem de Cister. Embora muito danificado pelas invasões francesas ainda subsiste a igreja com altar-mor barroco, com a ala dos monges, a sacristia e a sala do Capítulo ainda conservados, um muro do refeitório e o edifício da hospedaria.

Bogalhal Velho

Repleto de ruínas poéticas de uma povoação outrora com importância medieval, consegue-se apenas decifrar o esqueleto gótico de uma igreja.

Casa D. Dinis

Villa Romana na Quinta da Fórnea

As ruínas romanas da Vila da Fórnea são um conjunto monumental que remonta ao século ll com várias divisões, algumas delas ainda bem definidas, nomeadamente o lagar de azeite, vinho, transformação de cereais, fundição de ferro e estábulos para animais. Foram também colocadas a descoberto umas termas com os tradicionais tanques, que permitiriam banhos de diferentes temperaturas, assim como vestígios do hipocausto e apoditerium que completariam o equipamento termal e vários compartimentos relacionados com a habitação dos proprietários e dos seus dependentes.

Ruínas do Castelo de Castelo Bom

O Castelo é medieval e gótico com perímetro muralhado de configuração irregular. O reduto do castelejo tem uma cisterna, o “Poço do Rei”, e dois poços seiscentistas.

Pensão Aliança

Isabel de Aragão - Restaurante Longroiva Hotel Rural & Termal Spa

Simple.Guarda

Colmeal Countryside Hotel

Casas do Côro - Casa da Vila

Porta D'el Rei

Esta é uma das mais antigas portas da cidade, em pedra e estilo gótico.

Refugio do Côa-Pure Countryside Experience

Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos ou Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo (DNM)” está no logradouro do Solar dos Cabrais e permite conhecer e explorar de uma forma inovadora um dos maiores feitos da História das Descobertas Portuguesas – o descobrimento do Brasil. Com 16 salas diferentes, repletas de conteúdos recolhidos e investigados durante 5 anos em instituições de todo o mundo e com a ajuda da RTP, quase que conseguimos sentir como era estar a bordo de uma das naus no Atlântico numa viagem com mais de 500 anos.

Retiro do Rodeiras

Miradouro da Faia (Azêvo)

Este miradouro, inaugurado em Abril de 2022, permite a vista desafogada sobre as maravilhosas paisagens sobre o Rio Côa e as encostas envolventes.

Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo pretende homenagear e honrar os antepassados e reavivar a memória para um dos acontecimentos militares mais decisivos e importantes da Guerra da Restauração, a Batalha de Castelo Rodrigo.

Tem seis núcleos onde o visitante através de novas tecnologias e testemunhos consegue perceber o caminho até à união dinástica, saber quais as principais personalidades da restauração, conhecer a história da Guerra da Restauração, da Batalha de Castelo Rodrigo e dispõe de uma Sala de Armas.

Hotel Rural Estalagem Falcão de Mendonça

Miradouro do Môcho Real

Assente nas rotas graníticas, está localizado na margem esquerda da Barragem do Caldeirão e daqui podemos observar as escarpas do Vale do Mondego, a Cascata do Caldeirão - a maior formação da ação erosiva da água da Garganta do Caldeirão, e a barragem.

Quinta do Rio Noémi

Cerca Design House

Restaurante Fio de Azeite Taberna

Casas do Côro - Senhora da Guia

Casa do Forno

Castelo de Vilar do Touro

O Castelo pertenceu à Ordem do Templo até à sua extinção em 1319, o que evitou a melhoria das defesas da fortaleza e ao longo dos anos acabou por ficar arruinado por completo, restando apenas uma porta em arco gótico e alguns vestígios de traços das muralhas.

Casas da Pipa - Casa da Pipa

Casas do Côro

Casas do Juízo - Turismo de Aldeia

Restaurante Farol da Esperança

Castro Tintinolho

Povoado fortificado desde a Idade do Ferro até ao período visigótico. Apresenta muralhas com três níveis concêntricos e uma estrutura defensiva feita pela topografia natural e artificial. No interior encontravam-se casas circulares ou quadrangulares de alvenaria de pedra.

Casas do Côro - Casa de São Tiago

Igreja da Misericórdia de Sabugal

Templo católico do estilo românico, pensa-se que foi construída entre os séculos XIII e XIV e remodelada no século XVI de forma a adaptá-la às funções exigidas pela Santa Casa da Misericórdia. Construída com uma planta retangular, nave única e capela-mor mais baixa e estreita, destaque para uma janela de lintel reto e para um arco pleno no seu interior.

Sinagoga Beit Elliahu

Fica na antiga Judiaria e é muito procurada por judeus e curiosos que procuram saber mais sobre a comunidade judaica. Inaugurada 500 anos depois da expulsão de judeus decretada por D. Manuel, esta sinagoga, para além de estar orientada para Jerusalém, tem uma representação de um candelabro na porta e nas grades, assim como uma estrela de David.

Aldeia Histórica de Castelo Mendo

A antiga vila de marcada feição medieval é composta por dois núcleos bem distintos: o burgo velho, de fundação original, composto por um castelo, uma igreja em ruínas e vestígios do urbanismo medieval, todos eles cingidos por uma muralha do século XII; e o burgo novo, ou Arrabalde de S. Pedro, protegido por uma muralha construída no reinado de D. Dinis, de marcadas características góticas, e fortemente afetada pelo terramoto de 1755.

A Colmeia

Convento Belmonte Gourmet

Vallecula

Hotel Santos

Pelourinho de Sortelha

De estilo manuelino, este pelourinho, provavelmente construído no século XVI, está num ponto fulcral da vila medieval e é composto por um fuste octogonal encimado por um capitel com as Armas Nacionais com pináculos a rematar e um coruchéu com esfera armilar.

Quartel das Esquadras

O monumento com características barrocas foi mandado construir pelo Conde de Lippe no séc. XVIII, ostentando o Brasão Real, serviu como Quartel de Infantaria.

Ananda Café

Quinta do Prado Verde

Cascata do Caldeirão

A Cascata do Caldeirão é uma cascata quase secreta, agora atração dos Passadiços do Mondego. As águas desta queda de água são lançadas para um amplo poço, o Caldeirão.

Castelo de Pinhel

Este castelo terá sido anteriormente uma fortificação lusitana. No entanto, foram os romanos que o fizeram crescer militarmente. No reinado de D. Dinis foram efetuados trabalho de fortificação e ampliação tendo subsistido até aos dias de hoje apenas a muralhada com adarve, cubelos, cinco portas medievais e duas torres quadrangulares robustas.

Templo Romano de Almofala

O nome Almofala tem origem árabe, significando “acampamento”. Inserida num vale e com o Rio Águeda a separá-la de Espanha, Almofala foi atrativo para vários povos. A presença romana é bem visível na torre .

Restaurante O Mário

Convento de Santa Maria de Aguiar

Casa no Castanheiro

Casa de Rocamador

Elevador Panorâmico da Torre dos Ferreiros

Permite subir à Torre dos Ferreiros e fruir de uma visão de 360 graus da cidade e arredores.

Quinta da Bacelada

Casa Rosa Milagre

Casa Mikwéh

Elefante de Sortelha

A estátua reflete a elevada importância do símbolo do elefante na região.

Mira Serra

Restaurante Hermínia

Casa da Roda

Edifício simples, com um só piso e apenas uma porta e janela, num lugar discreto com o objetivo de garantir o anonimato das mães que deixavam as suas crianças. Esta casa têm uma abertura na parede com uma estrutura giratória onde de um lado deixavam as crianças e do outro os seus pertences. No interior é possível ver uma exposição sobre a temática e ainda alguns objetos e documentos.

Di Mario Ristorante Pizzeria

Restaurante A Cerca

Casas de Villar - Casa da Laja

Termas do Cró

A utilização das águas medicinais do Cró remontam à era romana, alcançando notoriedade com D. João V, que já na altura falava dos seus notáveis efeitos curativos. Atualmente, dispõem de um novíssimo e moderno balneário Termal, uma área de Wellness e fisioterapia e, ainda um hotel de 4 estrelas envolvido em paisagens naturais, antigas ruínas, ribeiros e serras criando uma atmosfera única que contribui para a tranquilidade e bem-estar.

Ermo das Águias - Vale de Madeira

O Ermo das Águias marca uma transição importante na paisagem do vale fluvial: terminam os declives suaves que ladearam o rio desde a nascente, e começam as fragas e escarpas que o encaminharão até à foz, no rio Douro. Ao percorrer os trilhos a sensação é de estar num lugar selvagem, com a possibilidade de contemplar animais selvagens.

Vale do Côa e Reserva Natural da Faia Brava

A Reserva Natural da Faia Brava tem como propósito de salvaguardar o ambiente, os recursos naturais e a conservação de espécies ameaçadas. A reserva está aberta a todos, porém recomenda-se que a visita seja acompanhada para uma experiência mais completa.

Foi a primeira reserva natural privada a ser classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Capela de São José ‘Wellington’

Esta casa terá pertencido a Lord Wellington, que aqui instalou o seu quartel no período das Invasões Francesas, torna-se simbólica pela fachada na qual está o brasão, a placa e a porta moldurada.

Palheiro do Castelo II - Estúdio

Estátua de Pedro Álvares Cabral

O capitão navegador surge em pose serena, segurando um astrolábio, uma espada e uma cruz.

Casa do Campanário 1

Castelo de Vilar Maior

A origem do castelo de Vilar Maior poderá ser árabe, ou mesmo romana. Tem uma planta oval irregular, com monumental torre de menagem de planta quadrada, adossada à muralha percorridas por adarve e com cisterna. Atualmente o castelo encontra-se em ruínas, existindo ainda a torre de menagem e vestígios da cerca da vila, como o araque do arco de uma das portas.

Casas de Campo Pátio Da Caetana

Hotel Lusitano

Centro de Educação Ambiental

Este Centro de Educação Ambiental inclui edifícios com funções pedagógicas e técnicas, laboratórios e viveiros, tal como uma horta pedagógica. Aqui realizam-se ações junto a escolas, visitas guiadas ao viveiro florestal e ateliers didáticos.

Igreja da Misericórdia do Fundão

Erguida no séc. XVI, tem uma fachada em granito e um elegante portal de arco abatido sobrepujado por um pequeno óculo. A decoração interior é do séc. XVIII, com altar de talha dourada e diversas imagens bem trabalhadas. No conjunto dos objetos litúrgicos encontra-se uma imagem em barro pintado de São João Baptista Menino e o relicário em prata com a relíquia do Santo Lenho.

Igreja de Santa Maria do Castelo

A edificação remonta ao final século XII para o XIII. De estilo românico e gótico e com duas áreas de muralhas, esta igreja insere-se no que foi um importante marco defensivo em lutas travadas com Castela.

Casa Porta de Santiago

Pelourinho de Castelo Rodrigo

Pelourinho constituído por cinco degraus, um fuste octogonal com base quadrangular e uma pinha do tipo gaiola. Foi provavelmente erguido no século XVI e apresenta características de arquitetura manuelina.

Portas Exteriores de Santo António - Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida (CEAMA)

O CEAMA funciona como centro de interpretação através de painéis explicativos e ilustrativos, e de matérias didáticas que permitem ao visitante uma visita com particular enfoque na arquitetura militar; e como centro de valorização histórica e de apoio à pesquisa.

Igreja de São Tiago e Capela dos Cabrais

Construção que remonta aos meados do século XIII, a Igreja de São Tiago e Capela dos Cabrais é um importante testemunho do românico tardio na Beira Interior. No interior pode observar-se uma Pietá em granito e pinturas murais, pelo menos de duas épocas, encontrando-se vestígios de um tríptico construído por figuras que representam Nossa Senhora, São Tiago (orago) e S. Pedro. Já a Capela dos Cabrais, ou Panteão dos Cabrais, é onde estão os túmulos de vários elementos da família Cabral, tais como os túmulos dos pais de Pedro Álvares Cabral.

Centro Histórico de Castelo Rodrigo

É um autêntico espaço monumental onde é importante destacar as velhas muralhas, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, o pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que confirmam a existência de cristãos-novos.

Quinta da Areeira - Solar dos Cancelos

Quinta Barroca constituída por uma casa residencial e por uma capela integrada na fachada. Foi construída em 1748 e a fachada é marcada pelas 6 portas e janelas, por uma varanda de balaústres e um brasão de armas.

Restaurante Pecado

Restaurante Robalo

Museu Municipal de Mêda

Instalado num edifício outrora a cadeia de Mêda, detém no seu acervo coleções dedicadas à etnografia, história e arqueologia do concelho de Mêda.

Pelourinho de Belmonte

Pelourinho revivalista integrado no tipo heráldico, constituído por um fuste octogonal e uma base quadrangular. Ostenta um escudo com as armas concelhias e, no cimo, uma coroa real.

Miradouro de Paipenela

Deste miradouro poderá obter magníficas panorâmicas sobre toda a região circundante.

Restaurante O Alambique de Ouro

Ruinas de Ponte Medieval de Vale de Madeira

As ruínas da ponte deixam transparecer o quão imponente esta deveria ser para a altura.

Restaurante Bebiana

MULAGUETA

Casas de Alpedrinha

Sítio Arqueológico de Vale do Mouro

O Sítio do Vale do Mouro, na Coriscada, no concelho de Mêda tem sido alvo de prospeções arqueológicas desde o ano de 2003 e até então foram descobertos balneários romanos, um pátio ladrilhado com elementos figurativos, pontas de lança, cerâmica, moedas, elementos de construção, entre outros.

Alqueiturismo

Restaurante D. Sancho

Quinta das Donas

Casa do Balcão

Cravo´s Heritage House

Estalagem Falcão de Mendonça

Parque Urbano de Pinhel

Espaço central da cidade polivalente, versátil e confortável para os residentes e visitantes. Existe um pequeno elemento de água, ladeado por um pequeno bar e por um mini anfiteatro; zonas que potenciam a prática desportiva, basquetebol, voleibol de praia e ténis de mesa e também o recreio e lazer pela existência de mesas e bancos, um espaço para a prática de jogos tradicionais e equipamento infantil.

Porta da Erva

Porta de entrada para a antiga judiaria, marcada pela vivência de uma comunidade judaica do séc. XIII.

Museu Padre José Pinto

Este museu conta com um vasto espólio de objetos litúrgicos, olaria e da vida do campo. Assim, como serve de espaço para exposições de pintura ou outro.

Casas do Villar - Casa Côa & Douro

Apartamento Cabeço das Fráguas

O Lagar do Douro Superior

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

Cidadelhe Rupestre - Turismo Rural

Baluarte Doble

De influência Vaubaniana, é considerado um dos baluartes mais perfeito construído no século XVIII. Em 1658 foi aqui criado o Hospital de Sangue devido ao elevado número de feridos que ocupavam a cadeia e a casa da câmara.

Casa da Cultura de Pinhel

O Antigo Paço Episcopal remonta aos finais do século XVIII que, com a extinção da Diocese de Pinhel, em 1882, foi adquirido pela Câmara Municipal que o destinou a funções distintas. Agora dá lugar à Casa da Cultura, onde estão também o Museu José Manuel Soares e o Museu Municipal de Pinhel.

Quinta do Pinheiro

Restaurante Aquarius

Vale de Madeira

Um belo espaço natural com praia fluvial e uma paisagem encantadora.

Casa Entre Serras

Casa da Cerca

Casa da Lagariça

Barca d'Alva

O lugar paradisíaco de Barca d’Alva fica situado em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Restaurante Casa da Esquila

Quinta da Corga

Pelourinho de Mêda

Pelourinho quinhentista, em granito no topo de cinco degraus e com um capitel de moldura octogonal.

Casa da Villa

Santuário da Sra da Graça

Templo católico cujos ex-votos depositados do Século XVIII na capela fizeram Saramago ir a Sabugal na Viagem a Portugal, porém voltou desanimado por não os ter visto. Os ex-votos de Nossa Senhora da Graça estão agora devidamente restaurados e expostos na capela do santuário para quem queira ver estas autênticas obras-mestras da arte sacra e alguns deles dedicados à Senhora da Graça, nos quais se agradece o milagre que concedeu a uma religiosa, afetada com um cancro num peito, mas que foi salva pela intervenção divina.

Casa da Vinha

Torre do Relógio de Castelo Rodrigo

Na estrutura muralhada de Castelo Rodrigo, foi adicionada uma torre sineira que originalmente tinha um relógio de martelo com pesos de granito.

Castelo de Sortelha

De estilo românico e gótico com algumas adições manuelinas, acede-se pela Porta do Castelo onde estão representadas as armas reais de D. Manuel l e esfera armilar. É composto por uma Torre de Menagem, com varanda e mata-cães, a Torre do Facho, a Cisterna, e ainda uma porta falsa e a pequena Porta da Traição.

Centro Histórico de Alpedrinha

A Zona Histórica de Alpedrinha constitui o coração da vila e possui um notável conjunto de edifícios de valor patrimonial, incluindo a capela renascentista do Leão, com um grandioso portal, o pelourinho seiscentista, um chafariz barroco e uma variedade de solares.

Carvalhal Redondo Farm House

O Alambique de Ouro Hotel Resort