UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2024® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
Largo da Praça, n.º 1, 6230-171, Chãos
Largo da Praça, n.º 1, 6230-171, Chãos
E-mail: ruimenresdonas@hotmail.com
A sua construção começou no século XVIII porém ficou inicialmente por terminar. Atualmente é um espaço museológico de divulgação cultural, tem expostos os tradicionais embutidos, muito característicos da marcenaria de Alpedrinha. É um espaço onde o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o concelho do Fundão. Além disso, do seu terraço é possível ver toda a região de forma panorâmica.
Erguida no séc. XVI, tem uma fachada em granito e um elegante portal de arco abatido sobrepujado por um pequeno óculo. A decoração interior é do séc. XVIII, com altar de talha dourada e diversas imagens bem trabalhadas. No conjunto dos objetos litúrgicos encontra-se uma imagem em barro pintado de São João Baptista Menino e o relicário em prata com a relíquia do Santo Lenho.
Capela tardo-gótica composta por planta longitudinal, nave retangular e altar quadrado. O pórtico da capela é atribuído a Nicolau Chanterenne e ostenta dois medalhões representando São Pedro e São Paulo. No interior destacam-se os nove quadros do retábulo de três fieiras e o revestimento em azulejos quinhentistas brancos e verdes.
Encontra-se ligado ainda à presença da Ordem dos Templários, estando neste momento parcialmente em ruínas. Erguido sobre um afloramento rochoso na vertente leste da chamada Serra da Gardunha, o Castelo de Castelo Novo é um exemplar da arquitetura militar no estilo gótico e manuelino, apresenta uma torre sineira e de menagem, e duas portas, uma delas do tipo cubelo sobre a qual se mantêm os mata-cães.
O museu reúne várias peças que foram oferecidas ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas quando era primeiro-ministro. António Guterres decidiu doar as peças à terra onde viveu em criança. O Museu Casa das Memórias está localizado em frente da casa dos avós onde na infância passou muitos dias de férias.
Nascida em Castelo Novo, Manuela Justino foi considerada uma das artistas mais originais da 2ª metade do séc. XX, tendo conseguido transmitir a ligação entre escalas e territórios artísticos diferenciados, enquanto pintora e escultora. A Galeria de Arte Manuela Justino constitui-se assim como a sua memoria artística, assumindo-se como um novo elemento de valorização do percurso histórico-cultural da Aldeia Histórica de Castelo Novo.
Edifício da Alfândega, Largo 25 de Abril 6355-217 Vilar Formoso
territoriosdocoa@gmail.com • +351 914 506 242
Financiado por:
2024® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.