UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
Uma aura paira sobre Mêda, encantando o Viajante pelo estado puro da Natureza envolvente, pelo território rico em castelos e casas brasonadas e pelos habitantes, gente de trabalho, de festa e mil ofícios.
Neste périplo, apelamos ao Viajante para vivenciar a ambiência singular oferecida pela Estância Termal de Longroiva, um lugar icónico que despertará múltiplas emoções e sensações no Viajante, revigorando-o para emersão que propomos neste território.
Neste território, marcado pela encruzilhada entre os socalcos do Douro e os montes de granito da Serra, desafiamos o Viajante a “mergulhar” no Sítio Arqueológico de Vale do Mouro, antiga aldeia romana, que mantém vestígios de um antigo balneário romano e de um pátio ladrilhado, marcas identitárias do período da ocupação romana na Península Ibérica.
Mas é o património cultural monumental associado à arquitetura militar – Castelos de Marialva, Longroiva e Ranhados – que define este território, verdadeiras relíquias em granito que “escondem” tantas histórias desde a Idade Média. A conquista e posterior defesa da nacionalidade passou por estas terras durante vários períodos da História de Portugal, memórias que o Viajante não pode deixar de criar neste roteiro pelo património monumental de Mêda.
Detentora de uma imagem que transmite a sensação que o passado está muito próximo, as ruas ladeadas por edifícios resistentes ao tempo convidam o Viajante até à cidadela muralhada onde um conjunto de edificações em ruínas constitui o elo misterioso que liga o passado ao presente de uma forma que “comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos”, assim sentiu Saramago em Marialva.
E porque esta viagem se faz de inspiração, procuramos oferecer verdadeiras memórias, pelo que convidamos o Viajante a desfrutar da rica e diversificada gastronomia local que preserva e valoriza a identidade da Beira Interior e, especificamente, do Município de Mêda.