UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
Largo do Côroo, 6430-081 Marialva
Largo do Côro, 6430-081 Marialva
Website: www.casasdocoro.pt
E-mail: info@casasdocoro.com.pt
TEL. 279 850 020
O Castelo de Marialva constitui uma das mais singulares ruínas de castelos portugueses. A linha das muralhas interrompida por dois postigos e duas portas (porta do Anjo da Guarda e do Monte) escode um aglomerado de ruínas: o Paçom Alcáçova, Casa da Câmara, Cadeia e Tribunal, assim como o pelourinho, a cisterna, a Torre de Menagem, duas igrejas e cinco torres.
A notável Casa Grande ganhou o aspeto que tem hoje na segunda metade do século XVIII, quando o então proprietário, José Manuel Amaral, a mandou reedificar e ampliar, transformando a antiga casa senhorial numa casa fidalga, dando-lhe o rosto barroco. Na fachada principal destaca-se um brasão de armas e na fachada sul uma capela com pinturas a fresco oitocentista, representando a Anunciação e a Adoração dos Reis Magos nas paredes. O seu altar de talha dourada de tipo joanino e o teto feito em caixotões foi vendido, desconhecendo-se o seu destino. Foi vendida em 2007 e segundo o atual proprietário está a ser restaurada de acordo com o estilo original.
É uma tranquila e aprazível estância termal de reconhecidas qualidades terapêuticas, proporcionando saúde e bem-estar. Este complexo termal está equipado com unidades de tratamento termal, piscina, sauna, jacuzzi, banheiras de hidromassagem e equipamentos para tratar doenças de otorrinolaringologia.
O Sítio do Vale do Mouro, na Coriscada, no concelho de Mêda tem sido alvo de prospeções arqueológicas desde o ano de 2003 e até então foram descobertos balneários romanos, um pátio ladrilhado com elementos figurativos, pontas de lança, cerâmica, moedas, elementos de construção, entre outros.
Edifício da Alfândega, Largo 25 de Abril 6355-217 Vilar Formoso
territoriosdocoa@gmail.com • +351 914 506 242
Financiado por:
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.