Roteiro de Pinhel

Vale do Côa e Reserva Natural da Faia Brava

A Reserva Natural da Faia Brava tem como propósito de salvaguardar o ambiente, os recursos naturais e a conservação de espécies ameaçadas. A reserva está aberta a todos, porém recomenda-se que a visita seja acompanhada para uma experiência mais completa.

Foi a primeira reserva natural privada a ser classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

LOCALIZAÇÃO DO PONTO DE INTERESSE

Estrada Municipal 607, 6440

COMO CHEGAR

Estrada Municipal 607, 6440

Contactos

TEL. 271 311 202

TEL. 914 678 375

Mais pontos de interesse

Vale de Madeira

Um belo espaço natural com praia fluvial e uma paisagem encantadora.

Centro Histórico de Pinhel

Rico em solares e igrejas, as muralhas são o que chamam mais à atenção por ainda subsistirem na sua quase totalidade, tal como cinco portas medievais que permitem que cheguemos ao castelo com as suas duas torres quadrangulares.

Aldeia de Cidadelhe

Cidadelhe, o “calcanhar do mundo” pertence à área do Parque Arqueológico do Vale do Côa devido às figuras rupestres gravadas em granito datadas da Pré-História. Aqui foi filmado o filme "Fátima" por, segundo o realizador, as ruas estarem como há 200 anos e a posição de cima de um monte possuírem permitir boa luz.

Capela de São Sebastião

Tem no seu interior um São Sebastião patusco, referido por Saramago. No exterior, protegido pelo alpendre da capela, encontra-se uma pintura maneirista provincial representando o calvário.

Igreja de Cidadelhe

Datada do século XVIII e de estilo barroco esta igreja é composta por uma nave, capela-mor e sacristia. No interior, destacam-se os forros da nave, pintados com bustos de santos e da capela-mor e ainda o retábulo-mor em talha dourada do estilo nacional.

Pelourinho do Lamegal

Pelourinho manuelino de fuste octogonal ornamentado com meias esferas e rematado por uma peça quadrangular coroada por uma pirâmide

Miradouro de Bogalhal Velho

Ruínas de uma aldeia deserta que constituem não só um achado arqueológico como paisagístico pelas vistas sobre as escarpas e colinas do vale do Côa.

Bogalhal Velho

Repleto de ruínas poéticas de uma povoação outrora com importância medieval, consegue-se apenas decifrar o esqueleto gótico de uma igreja.

Castelo de Pinhel

Este castelo terá sido anteriormente uma fortificação lusitana. No entanto, foram os romanos que o fizeram crescer militarmente. No reinado de D. Dinis foram efetuados trabalho de fortificação e ampliação tendo subsistido até aos dias de hoje apenas a muralhada com adarve, cubelos, cinco portas medievais e duas torres quadrangulares robustas.

Casa Forte de Cidadelhe

Edifício que se destaca na ruralidade da aldeia, pois acolhe um pálio: uma peça única de veludo carmesim típico de Veneza, bordado a ouro, prata e seda, datado de 1707. Alberga também livros missais, cálices e outras peças antigas ligadas às homilias religiosas.

Ermida Senhora das Fontes (Santa Eufémia)

Envolta numa zona de natureza, a Ermida Senhora das Fontes foi construída no século XVIII é um local de romaria no primeiro fim-de-semana de Setembro. A capela principal, entre outras coisas, tem uma pintura de grande relevo artístico.

Ponte Romana do Lamegal

Ponte romana de um só tabuleiro e com um arco de volta perfeita, sob o qual passa a Ribeira de Pega ou do Lamegal.

Miradouro da Faia (Azêvo)

Este miradouro, inaugurado em Abril de 2022, permite a vista desafogada sobre as maravilhosas paisagens sobre o Rio Côa e as encostas envolventes.

Museu Municipal de Pinhel

Museu onde são enfatizados os patrimónios que caracterizam o território desde a época pré-histórica à atualidade. A visita começa através da reprodução das pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, depois os materiais arqueológicos do Prado Galego e a referência ao marco de Argomil são evidências que ajudam a compreender a ocupação romana deste território. A época Medieval é apresentada através de elementos interativos onde é possível conhecer factos e instrumentos que justificam a importância de Pinhel no contexto da formação do território nacional. A visita ao Museu Municipal termina na atualidade, tempo presente vivenciado por testemunhos de pinhelenses.

Casa da Cultura de Pinhel

O Antigo Paço Episcopal remonta aos finais do século XVIII que, com a extinção da Diocese de Pinhel, em 1882, foi adquirido pela Câmara Municipal que o destinou a funções distintas. Agora dá lugar à Casa da Cultura, onde estão também o Museu José Manuel Soares e o Museu Municipal de Pinhel.

Museu José Manuel Soares

Acolhe uma parte significativa da obra de José Manuel Soares, pintor nascido em 1932 em Odmira. Nas primeiras salas está exposta a vida e obra do artista, com informações sobre o seu percurso de vida, exposições e alguns prémios. Está dividido em três partes:

-Ilustração: reflete o gosto pelo desenho que constituiu a base do seu percurso artístico;

-História de Portugal, onde são apresentados acontecimentos e personagens do que foi a formação da nacionalidade, da consolidação da independência e das descobertas marítimas;

-Paisagens e Monumentos, que retratam o “país rural” dos anos 60 e 70 do século XX e os monumentos, desenhados e pintados em diferentes técnicas artísticas, dão-nos a perceção da monumentalidade que caracteriza o território de Portugal e da importância que estes patrimónios ainda têm na atualidade.

Praça Sacadura Cabral

Praça emblemática da cidade ladeada pela Câmara Municipal de Pinhel, o pelourinho de gaiola e a Casa de los Condes de Pinhel.

Parque da Trincheira (Bombarda Quinhentista)

Parque com uma área considerável, ajardinada, com vista panorâmica sobre o Vale de Côa e a cidade de Pinhel.

Parque Urbano de Pinhel

Espaço central da cidade polivalente, versátil e confortável para os residentes e visitantes. Existe um pequeno elemento de água, ladeado por um pequeno bar e por um mini anfiteatro; zonas que potenciam a prática desportiva, basquetebol, voleibol de praia e ténis de mesa e também o recreio e lazer pela existência de mesas e bancos, um espaço para a prática de jogos tradicionais e equipamento infantil.

Ermo das Águias - Vale de Madeira

O Ermo das Águias marca uma transição importante na paisagem do vale fluvial: terminam os declives suaves que ladearam o rio desde a nascente, e começam as fragas e escarpas que o encaminharão até à foz, no rio Douro. Ao percorrer os trilhos a sensação é de estar num lugar selvagem, com a possibilidade de contemplar animais selvagens.

Sítio da Aldeia (Azêvo)

Lugar fantasmagórico e desabitado repleto de ruínas vernaculares e de habitações circulares, provavelmente antigos castros. Existe apenas uma estranha casa circular reerguida por um emigrante, que corresponde ao único testemunho de alguém ali viver.

Ruinas de Ponte Medieval de Vale de Madeira

As ruínas da ponte deixam transparecer o quão imponente esta deveria ser para a altura.

Ponte da União

Ponte que atravessa o Rio Côa e permite vislumbrar as escarpas, curvas e entre curvas, do vale do Côa.

Castro dos Mouros - Cidadelhe

Dizem os residentes que os homens não devem estar no Castelo depois do anoitecer, sob a pena de sucumbirem aos prazeres sensuais das mouras e desaparecerem para sempre. Pelo caminho até ao castelo fica a Forca dos Lusitanos, o Poio do Gato, o desfiladeiro das margens do rio Côa, e com muita sorte pode encontrar algumas gravuras rupestres a céu aberto. No topo da caminhada encontra um castro, da idade do Bronze (século XIII a X a.C.), outrora muralhado, que constituí o ponto central do local que mais parece um museu ao ar livre pela grande riqueza arqueológica, paisagística e natural.

Solar dos Metelos

Edifício residencial, constituído por dois pisos e capela, sagrada em 1770. Este núcleo medieval articulou-se mais tarde como solar, onde são visíveis as marcas da evolução arquitetura doméstica solarenga. O interior conserva grandes salões com paredes revestidas a papel, alguns tetos em madeira e um átrio com azulejos oitocentistas.

Casas do Juízo - Turismo de Aldeia

Casa da Roda - Turismo de Habitação

Quinta das Pias - Agroturismo

Cidadelhe Rupestre - Turismo Rural

Casa da Trincheira, Turismo de Habitação

Cravo´s Heritage House

Casa Porta de Santiago

Casa dos Castelos

Guest House Alecrim e Rosmaninho

Refugio do Côa-Pure Countryside Experience

Entre Portas

Deep Taste Restaurante

Taberna do Juíz

Quinta da Cheinha - Restaurante " O Petisco"

Restaurante Primus

Cebola Brava

Artisan Burger

Aldeia do Lamegal

Lamegal foi o centro administrativo e económico de uma comunidade de pastores, agricultores e tecelões, que se encontrava dispersa em pequenos povoados e casais. Desta época recuada ficaram costumes, lendas e tradições populares.

Pelourinho de Pinhel

Situado no centro da Praça Sacadura Cabral, é um belo monumento de granito, é símbolo da autonomia judicial do concelho.