Roteiro do Sabugal

Lagaretas Rupestres

De origem romana e/ou baixa idade média, estas lagaretas de forma retangular escavadas na rocha eram usadas principalmente para pisar uvas. Orientados a nascente, como manda a tradição, situam-se mesmo junto à estrada municipal 535, sendo bem identificáveis mesmo sem entrar no terreno privado.

LOCALIZAÇÃO DO PONTO DE INTERESSE

Estrada Municipal 536 5, 6320

Contactos

Municipal Road 536 5, 6320

Mais pontos de interesse

Museu Municipal de Sabugal

Integrado num edifício datado de 1883, inaugurado em 2003 o Museu de Sabugal pretende proteger e salvaguardar o património histórico e cultural do território, apresentar, valorizar e promover diferentes formas de expressão artística e de conhecimentos dando primordial importância àqueles que se relacionam com Sabugal. A exposição permanente permite contar a história da ocupação humana das terras de Riba Côa, onde está patente parte significativa do património arqueológico, proveniente de doações e depósitos particulares, empréstimos de outros museus e das prospeções e escavações realizadas nos últimos anos no concelho.

Museu Vivo de Vilar Maior

Centro Histórico de Sortelha

Muralhado em toda a volta, o Centro Histórico de Sortelha apresenta quatro portas que permitem fazer a ligação com o exterior: Porta da Vila ou Porta do Concelho, Porta Nova, Porta Falsa e a pequena Porta da Traição situada no castelo. Aqui somos levados numa viagem com mais de 800 anos para a era medieval devido ao estado quase intocado do seu traçado medieval, do castelo e das muralhas.

Castelo de Sortelha

De estilo românico e gótico com algumas adições manuelinas, acede-se pela Porta do Castelo onde estão representadas as armas reais de D. Manuel l e esfera armilar. É composto por uma Torre de Menagem, com varanda e mata-cães, a Torre do Facho, a Cisterna, e ainda uma porta falsa e a pequena Porta da Traição.

Cadeia e Casa Árabe de Sortelha

É um imóvel simples de arquitetura popular, com um só piso e que conserva sobre a porta de acesso a seguinte inscrição: "IHVS AVE MA" - Jesus Ave Maria. A construção deve datar o século XV/XVI tendo em conta as ombreiras biseladas e a inscrição em gótico cursino.

Pelourinho de Sortelha

De estilo manuelino, este pelourinho, provavelmente construído no século XVI, está num ponto fulcral da vila medieval e é composto por um fuste octogonal encimado por um capitel com as Armas Nacionais com pináculos a rematar e um coruchéu com esfera armilar.

Igreja Paroquial de Sortelha/ Nossa Senhora das Neves

Edifício primitivo, talvez construído no século XIV, funcionava na altura como uma torre de vigia, porém remodelada em 1573 apresentando agora uma nave única e uma capela-mor, que apesar da origem medieval denotam grande influência renascentista.

Santuário da Sra da Graça

Templo católico cujos ex-votos depositados do Século XVIII na capela fizeram Saramago ir a Sabugal na Viagem a Portugal, porém voltou desanimado por não os ter visto. Os ex-votos de Nossa Senhora da Graça estão agora devidamente restaurados e expostos na capela do santuário para quem queira ver estas autênticas obras-mestras da arte sacra e alguns deles dedicados à Senhora da Graça, nos quais se agradece o milagre que concedeu a uma religiosa, afetada com um cancro num peito, mas que foi salva pela intervenção divina.

Castelo de Sabugal

Também referido como Castelo das Cinco Quinas, devido à invulgar forma da sua torre de menagem pentagonal, acredita-se que foi mandado construir por D. Dinis ao mesmo tempo que este lhe conferiu a carta de foral em finais do século XIII. Serviu a sua função militar uma vez por outra, mas também de presídio, tendo sido abandonado e as suas muralhas desmanteladas para a construção de várias casas na vila e a praça de armas do castelo começou a servir de cemitério, tudo isto no século XIX, e só na década de 40 do século XX se conseguiu travar essas degradação.

Igreja da Misericórdia de Sabugal

Templo católico do estilo românico, pensa-se que foi construída entre os séculos XIII e XIV e remodelada no século XVI de forma a adaptá-la às funções exigidas pela Santa Casa da Misericórdia. Construída com uma planta retangular, nave única e capela-mor mais baixa e estreita, destaque para uma janela de lintel reto e para um arco pleno no seu interior.

Castelo de Vilar do Touro

O Castelo pertenceu à Ordem do Templo até à sua extinção em 1319, o que evitou a melhoria das defesas da fortaleza e ao longo dos anos acabou por ficar arruinado por completo, restando apenas uma porta em arco gótico e alguns vestígios de traços das muralhas.

Castelo de Alfaiates

Chamava-se Castillo de La Luna, porque parecia estar perto da lua e deve ter sido erguido no século XII ou já no século XIII. O castelo desempenhou um valioso papel na defesa do território nacional, aquando das Invasões Francesas e é um excelente exemplar de arquitetura militar românica-gótica de planta quadrada, com a cidadela bem guardada por uma dupla cintura de muralhas.

Castelo de Vilar Maior

A origem do castelo de Vilar Maior poderá ser árabe, ou mesmo romana. Tem uma planta oval irregular, com monumental torre de menagem de planta quadrada, adossada à muralha percorridas por adarve e com cisterna. Atualmente o castelo encontra-se em ruínas, existindo ainda a torre de menagem e vestígios da cerca da vila, como o araque do arco de uma das portas.

Estação Arqueológica de Sabugal

A Estação Arqueológica de Sabugal corresponde às ruínas do Sabugal Velho e os seus vestígios cobrem a totalidade do topo de um pequeno relevo, indicando que Sabugal Velho é um dos sítios arqueológicos fundamentais para o estudo e para a compreensão da proto-história da Beira Interior e da presença leonesa em terras de Riba-Côa. O povoado foi reabilitado para ser visitado pela população e os materiais provenientes das campanhas arqueológicas encontram-se expostos no atual Museu Municipal do Sabugal, e constituem um dos seus maiores atrativos de visita.

Casa da Memória Judaica

No edifício de dois andares, painéis explicativos demonstram a relação desta região fronteiriça com os judeus e cripto-judeus (supostamente cristãos porque batizados, mas que professavam a fé judaica em segredo). A Casa dispõe ainda de alguns conteúdos gráficos acompanhados de textos que fazem uma evocação da presença das comunidades judaicas nesta antiga vila.

Centro de Educação Ambiental

Este Centro de Educação Ambiental inclui edifícios com funções pedagógicas e técnicas, laboratórios e viveiros, tal como uma horta pedagógica. Aqui realizam-se ações junto a escolas, visitas guiadas ao viveiro florestal e ateliers didáticos.

Dolmen de Sacaparte

Nas proximidades do convento de Sacaparte, o dólmen de Sacaparte é o único testemunho megalítico preservado no concelho do Sabugal, apesar de bastante destruído.

Igreja da Misericórdia de Alfaiates

Igreja de uma só nave, com características românicas e góticas de construção do século XIII ou XIV. No interior existe uma pia batismal decorada e, na parede oriental, o resto de um fresco representando Cristo Crucificado.

Exposição de Mosaicos

A caminho de Sortelha, passa-se por um Miradouro intitulado de " Exposição de Mosaicos", aqui estão expostas construções de mosaicos a céu aberto. Aconselha-se a visita ao pôr-do-sol pela forma como os raios incidem nos azulejos.

Convento de Sacaparte

Construído no século XVIII, foi ocupado por monges dedicados ao apoio de doentes e peregrinos e, mais tarde, seminário e estabelecimento de ensino médico. Como tantos outros estabelecimentos, foi abandonado em 1834 e apenas permanecem de pé as paredes dos dois pisos.

Termas do Cró

A utilização das águas medicinais do Cró remontam à era romana, alcançando notoriedade com D. João V, que já na altura falava dos seus notáveis efeitos curativos. Atualmente, dispõem de um novíssimo e moderno balneário Termal, uma área de Wellness e fisioterapia e, ainda um hotel de 4 estrelas envolvido em paisagens naturais, antigas ruínas, ribeiros e serras criando uma atmosfera única que contribui para a tranquilidade e bem-estar.

Casa da Cerca

Cró Hotel Rural

Palheiro do Castelo II - Estúdio

Palheiro do Castelo III - Pátio

Palheiro do Castelo I - Logradouro

Casa D. Dinis

Casa do Triste

Casa Santa Isabel

Casa do Campanario 2

Casa do Campanário 1

Casa da Villa

Casa da Calçada

Casa da Lagariça

Casa da Bela Vista

Casas do Torreão

Restataurante Cró - Côa Sabores

Restaurante Robalo

Restaurante El Dorado

Restaurante Casa da Esquila

Restaurante D. Sancho

Restaurante Zé Nabeiro

Restaurante Trutalcôa

Elefante de Sortelha

A estátua reflete a elevada importância do símbolo do elefante na região.

Restaurante Domingos Ambrósio