UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
Vêm “correndo desde a vila à notícia da viagem do elefante”, embalados pelo entusiasmo de verem algo que já mais pensariam ver. Esse entusiasmo da população local, que Saramago descreveu sobre a viagem de Salomão por este território será, certamente, o mesmo que o Viajante sentirá ao chegar a esta vila fortificada.
Entre muralhas, fossos e casas senhoriais que definem a Vila de Almeida, convidamos o Viajante a conhecer os múltiplos cantos e recantos desta “Estrela do Interior” e a descobrir o seu vastíssimo património monumental, numa viagem pautada por vários marcos históricos, mais ou menos visíveis, e episódios singulares da História de Portugal que o Viajante pode testemunhar neste espaço.
É em redor da vila que uma cinta muralhada rica em revelins, baluartes e portas confidenciam a sua importância militar. O Museu Histórico Militar de Almeida, inserido nas Casamatas, reconstitui de forma didática a História de Portugal, destacando o acontecimento histórico associado à terceira Invasão Francesa, que marcou particularmente a História da Vila de Almeida e de Portugal, que o Viajante não pode deixar de conhecer.
Almeida não é só uma Vila Histórica, é muito mais. É um território imenso em que o Rio Côa define de forma marcante a paisagem do município, dividindo o seu território e guiando o Viajante para novos lugares e novas descobertas. Neste percurso destacamos os lugares de Castelo Mendo (Aldeia Histórica) e Castelo Bom (Aldeia Medieval), por preservarem ainda uma reconhecida identidade patrimonial que testemunha o carácter fronteiriço deste território, onde os castelos são, provavelmente, o melhor exemplo da arquitetura militar e da defesa da nacionalidade.
Antes de regressar à sede do município, propomos ao Viajante um périplo pelos territórios do interior de Almeida, prosseguindo pela Aldeia de Freineda, onde deverá conhecer a Capela de São José ‘Wellington’. De seguida, desça até à Aldeia de Malhada Sorda e aprecie o seu património religioso e artístico, continuando para Vilar Formoso – principal fronteira rodoviária com a Espanha – onde terá, obrigatoriamente, de visitar o seu Museu “Vilar Formoso Fronteira da Paz (Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes)” e aproveitar esse momento para fazer uma introspeção sobre este espaço tão impactante.
Antes de concluir esta jornada, convidamos o Viajante a relaxar nas águas minerais naturais da Estância Termal de Fonte Santa, instalada num cenário natural e paisagístico único, sobre o Rio Côa, onde o silêncio que marca este espaço é pontualmente invadido pelas correntes do vento e pelo ecoar das aves ripícolas. Este cenário convidará o Viajante a documentar em vídeo, fotografia ou mesmo por escrito esta experiência, assim como Saramago se deixou inspirar pelo país na sua “Viagem a Portugal”.
E porque esta viagem se faz de inspiração, procuramos oferecer verdadeiras memórias, pelo que convidamos o Viajante a desfrutar da rica e diversificada gastronomia local que preserva e valoriza a identidade da Beira Interior e, especificamente, do Município de Almeida.