Roteiro de Figueira de Castelo Rodrigo

Parque Arqueológico do Vale do Côa - Núcleo de Vale Afonsinho

É constituído por um abrigo sob rocha que se formou pela deslocação e derrocada de grandes blocos graníticos. Aqui foi identificada uma gravura de um animal (auroque) por picotagem e abrasão.

LOCALIZAÇÃO DO PONTO DE INTERESSE

Vale de Afonsinho

COMO CHEGAR

Vale de Afonsinho

Mais pontos de interesse

Serra da Marofa

Um miradouro natural de cortar a respiração.

Barca d'Alva

O lugar paradisíaco de Barca d’Alva fica situado em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Colmeal Countryside Hotel

Taverna da Matilde

Restaurante A Cerca

O Lagar do Douro Superior

Estalagem Falcão de Mendonça

Quinta da Ponte da Barca

Casas do Villar - Casa Côa & Douro

Casas de Villar - Casa da Laja

Terra D' Alva - Casa no Parque Nacional do Douro

Retiro do Rodeiras

Casa da Amendoeira

Colmeal Countryside Hotel

Casa da Cisterna

Hotel Rural Estalagem Falcão de Mendonça

Convento de Santa Maria de Aguiar

Casa de Rocamador

Casa Mikwéh

Centro Histórico de Castelo Rodrigo

É um autêntico espaço monumental onde é importante destacar as velhas muralhas, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, o pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que confirmam a existência de cristãos-novos.

Castelo de Castelo Rodrigo

É o monumento de arquitetura militar mais importante do concelho. Não se sabe ao certo a data da sua edificação, mas aponta-se que não será anterior ao foral de 1209 de Afonso IX de Leão. A fortificação vai sofrendo alterações ao longo dos anos e é após as reformas de D. Dinis que o castelo ficou envolvido por uma barbacã, obrigando a que o acesso ao interior da fortaleza se fizesse num itinerário de envolvimento. D. Manuel I voltou a ordenar a recuperação das muralhas depois de alguns anos e só em 1922 este monumento foi reconhecido como Monumento Nacional. Sofreu um último restauro em 1940.

Pelourinho de Castelo Rodrigo

Pelourinho constituído por cinco degraus, um fuste octogonal com base quadrangular e uma pinha do tipo gaiola. Foi provavelmente erguido no século XVI e apresenta características de arquitetura manuelina.

Mosteiro e Igreja de Santa Maria de Aguiar

Mosteiro cisterciense, constitui um belo exemplar da arquitetura gótica primitiva, com elementos simplísticos que bem caracterizam a sobriedade dos edifícios ocupados pela Ordem de Cister. Embora muito danificado pelas invasões francesas ainda subsiste a igreja com altar-mor barroco, com a ala dos monges, a sacristia e a sala do Capítulo ainda conservados, um muro do refeitório e o edifício da hospedaria.

Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo pretende homenagear e honrar os antepassados e reavivar a memória para um dos acontecimentos militares mais decisivos e importantes da Guerra da Restauração, a Batalha de Castelo Rodrigo.

Tem seis núcleos onde o visitante através de novas tecnologias e testemunhos consegue perceber o caminho até à união dinástica, saber quais as principais personalidades da restauração, conhecer a história da Guerra da Restauração, da Batalha de Castelo Rodrigo e dispõe de uma Sala de Armas.

Centro Interpretativo Ephraim Bueno

A história da presença judaica no concelho está agora inventariada e documentada neste centro interpretativo, apelidado em honra de Ephraim Bueno, um judeu nascido e Castelo Rodrigo, que foi médico, físico e escritor com grande relevância na corte dos Países Baixos.

Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo

Datada do século XVIII, apresenta algumas características românicas e uma fachada barroca. Tem um coro único em Portugal que assenta num arco abatido constituído por 26 pedras em forma de S, à exceção da central que se assemelha a um coração. O altar-mor é embelezado por talha barroca e dá particular destaque à imagem de São Vicente do século XVI.

Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora - Casa da Cultura

Espaço versátil com uma sala de exposições, auditório e sala de reuniões e ainda a Biblioteca Municipal, reprografia e espaço-internet. Aqui decorrem eventos ocasionais, tais como exposições, teatros, cinema.

Miradouro do Cristo Rei da Marofa

O Miradouro do Cristo Rei ou Miradouro da Serra da Marofa é um miradouro com vistas de tirar a respiração onde o olhar parece alcançar o infinito. No cume do miradouro há uma imponente imagem (6 metros) do Cristo Rei da Marofa, e a singela Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Centro Interpretativo da Torre de Almofala

Uma torre de fundação romana, originalmente utilizada como templo, a Torre de Almofala é provavelmente um vestígio românico do século X. Foi criado um centro interpretativo que aposta nas novas tecnologias para divulgar a história e onde são expostas as descobertas das escavações arqueológicas.

Igreja Matriz de Escalhão

Dedicada a N. Senhora dos Anjos, esta igreja quinhentista de tipo fortaleza apresenta um portal clássico com elementos decorativos simples possui uma capela-mor, abobada artesoada e talha dourada barroca.

Miradouro do Alto da Sapinha

O miradouro do Alto da Sapinha alia as águas do Douro, as escarpas e fragas do rio Águeda até à foz e o majestoso voo dos grifos numa só paisagem. A visão é enriquecida ainda pelos socalcos, olivais, amendoais e pomares do lado português e pela Meseta Ibérica, por terras de Salamanca e Zamora, do lado Espanhol.

Torre do Relógio de Castelo Rodrigo

Na estrutura muralhada de Castelo Rodrigo, foi adicionada uma torre sineira que originalmente tinha um relógio de martelo com pesos de granito.

Templo Romano de Almofala

O nome Almofala tem origem árabe, significando “acampamento”. Inserida num vale e com o Rio Águeda a separá-la de Espanha, Almofala foi atrativo para vários povos. A presença romana é bem visível na torre .