UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2025® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
Integrado na Reserva Natural da Serra da Malcata, Sabugal surpreende-nos em todos os sentidos e também o fará ao Viajante, pelo que o convidamos a descobrir os cenários paisagísticos únicos deste “destino”, os seus monumentos icónicos, a sua gastronomia identitária, as suas tradições marcantes e, naturalmente, a mais extraordinária das Aldeias Históricas de Portugal – Sortelha –, onde Salomão pernoitou.
Assim como Salomão, o Viajante tem “obrigatoriamente” de conhecer Sortelha, que Saramago descreveu na sua obra literária – A Viagem do Elefante – como um lugar composto por cerca de “duas dezenas de casebres”, mas que hoje são bem mais que duas dezenas, e testemunhar a autenticidade deste lugar pautado pelo granito das suas muralhas, arruamentos e casario. Nesta Aldeia Histórica muralhada o Viajante tem diversos pontos de interesse que poderá explorar, mas não poderá deixar de encontrar a escultura em granito de um elefante que assinala a passagem de Salomão por este lugar.
Depois desta imersão em Sortelha sugerimos ao Viajante que se desloque até à sede do município – Sabugal – e visite o seu Castelo, também conhecido como Castelo das Cinco Quinas, trata-se do elemento patrimonial de maior interesse da cidade, mas não o único. Na cidade do Sabugal o Viajante pode ainda conhecer as origens deste lugar, através do Museu Municipal de Sabugal onde a ocupação humana das terras de Riba Côa é contada através do património arqueológico encontrado neste território.
O percurso que propomos ao Viajante pelas terras do Sabugal valida também a sua importância histórica na defesa da nacionalidade e de tantos outros episódios que marcaram a própria História de Portugal, em que os Castelos assumem um destaque particular e que neste território, por ser raiano, ganham ainda maior relevância. Assim, destacamos os Castelos de Alfaiates, de Vilar Maior e de Vila do Touro, que o Viajante não poderá deixar de conhecer, bem como os respetivos lugares em que se inserem, visto que no passado cada um destes lugares assumiu mesmo o estatuto de sede de concelho e, por essa circunstância, persistem ainda diversos legados materiais e imateriais desse período.
A jornada já vai longa, reflexo da extensão territorial do Município do Sabugal e da atratividade do património natural e histórico-cultural, pelo que o Viajante deve experimentar e, simultaneamente, relaxar com as qualidades terapêuticas da água mineral natural do Parque Termal do Cró, bem como conhecer as antigas instalações das Termas do Cró, que constituem um verdadeiro espólio devoluto.
Se o Viajante optar por viver esta experiência em agosto, então não pode perder uma das tradições mais distintivas deste território, a Capeia Arraiana. Uma manifestação tauromáquica que enche as pequenas ruas das povoações que a praticam com a arte e bravura do seu povo, que de forma coletiva e com o auxílio do forcão, lidam com o touro bravo.
E porque esta viagem se faz de inspiração, procuramos oferecer verdadeiras memórias, pelo que convidamos o Viajante a desfrutar da rica e diversificada gastronomia local que preserva e valoriza a identidade da Beira Interior e, especificamente, do Município de Sabugal.